Iraci Castelo Cunha

BIOGRAFIA DA FUNDADORA

Iraci Castelo Cunha, nasceu no Ceará em 31/12/1925.

Nascida em Crato, Ceará, ainda bem criança, presenciou o bárbaro assassinato de seu querido pai, por um tresloucado andarilho.

Na década de 1940 conheceu a Jesus Cristo e tornou-se adventista.

Concluiu o ensino fundamental e colegial em 1943, no instituto 07 de setembro – Fortaleza.

No ano de 1949 formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Marista, Fortaleza – CE.

Em 1950, fundou o colégio Tiradentes em Fortaleza.

Em 1953 mudou-se para São Paulo para estudar Teologia.

Em 1959, conclui a faculdade de Teologia no Instituto Adventista de Ensino – IAE, hoje Centro Universitário Adventista São Paulo – UNASP.

Era uma influenciadora, acolhedora de moças em sua casa, e um exemplo de amor ao próximo.

Em 1960 mudou-se para Belém do Pará, para trabalhar na voz da profecia e no colégio Grão-Pará.

Em 1964, retornou ao IAE, trabalhou como professora no 1º e 2º grau, faculdade de Educação, Enfermagem e Teologia.

Em 1976, tornou-se mestre pela Escola de Ciências Políticas e Sociais da Universidade São Paulo – USP.

Em 1978, concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela mesma Instituição.

Durante seu trabalho em São Paulo, sempre foi dedicada ao evangelismo, ensinando a bíblia para muitas famílias e realizando entrega de roupas e alimentos nas redondezas do IAE com ajuda de seus colaboradores.

No bairro Paraisópolis, fundou o primeiro grupo evangelístico que hoje é uma grande igreja.

Desde o ano de 1989 a professora Iraci Castelo Cunha, viajava para o Ceará para realizar evangelismo de férias duas vezes por ano nos meses de janeiro e julho.

A primeira igreja que ajudou a construir com as ofertas recebidas, foi a do Conjunto Industrial no município de Maracanaú, Ceará, e um dos primeiros colaboradores foi Roberto Cornette (SP), e seu irmão Júlio Castelo Cunha (CE), que ajudou como líder nas construções das pequenas igrejas. Apesar de não ser contada como a primeira igreja do projeto, ali iniciou a realização do sonho. Para a realização deste projeto recebeu o apoio de administradores e pastores do IAE: Nevil Goski, Roberto Azevedo, Pr. Manoel Xavier, dentre outros colegas e alunos. O trabalho da professora Iraci C. Cunha, prosperou.

Em 1991, aposentou-se aos 66 anos como professora no UNASP.

Foi uma pioneira da Educação Adventista no Brasil.

Muda-se para a cidade de Umirim, Ceará, e a partir de então, juntamente com uma pequena equipe (Caetano e família) realizaram os primeiros evangelismos aos fins de semanas na cidade de Uruburetama, Ceará, que posteriormente foi construída uma linda igreja.

Os jovens batizados nestes evangelismos eram contratados para serem obreiros bíblicos daquelas regiões, sendo os primeiros obreiros bíblicos; Edivan Menezes, Francisco das Chagas, João Batista, Sebastião Linhares e o Jovem Albuquerque dos Santos (1994).

Ela trabalhou por mais 12 anos como voluntaria fundadora do GRUPO EVANGELÍSTICO TREZENTOS DE GIDEÃO – “GETG”, em 22/10/1989 (data símbolo para memória, honra e glória ao Criador e Redentor Jesus Cristo). Tinha como objetivo primordial, realizar evangelismos e construir pequenas capelas e ou igrejas nos municípios do Ceará.

Inspirada na genuína fé do líder Israelita Gideão (Juízes 6 a 8), a professora fundou o “GETG”.

O “GETG” é um ministério voluntário de apoio a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que desenvolve trabalho de evangelização, construção e ou reforma de pequenas igrejas, divulgação da mensagem de saúde e educação pelos meios de comunicação, apoio ao ensino de estudantes, auxílio a pessoas e famílias carentes de alimentos e outras necessidades.

No ano de 1996, Vagno Caetano de Sousa, mudou-se para Umirim, após receber um chamado de Deus para trabalhar no “GETG”. Por 08 anos trabalhou ao lado da Professora Iraci Cunha, como secretário.

Por toda sua vida a Professora Iraci Castelo Cunha, dedicou-se ao trabalho de salvar almas e para isso doou tudo; TEMPLO, TEMPO, TALENTOS e TESOUROS.

Em 2004, 8 de fevereiro, aos 78 anos de idade, no Hospital Adventista Belém, descansou no Senhor.

Encerrou seu trabalho de evangelismo com mais de 230 salões, capelas e ou igrejas concluídas no interior do Ceará e cerca de 14.000 pessoas batizadas.

Fonte:

Um sonho que se torna realidade, Iraci Castelo Cunha, Editora Gráfica LCR, janeiro 1998.

Vida Nova, Jornal dos obreiros jubilados da União Central Brasileira, ano 20, nº 1, I trimestre de 2018, Artur Nogueira-SP.